Espaço Cultural Descoco- Arte na Comunidade Bem para a Sociedade

Em 2009 o grupo passou a receber patrocínio através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a parceria do Quintal do Circo. Com isso o trabalho só cresceu: uma casa foi alugada, onde montaram o “Espaço do Descoco”. No local acontecem, gratuitamente, várias atividades culturais, inclusive oficinas de teatro e tv e vídeo.
O Espaço do Descoco se transformou num local de cultura em que os jovens se sentem em casa e a comunidade da Vila do Frade, que é afastada do grande centro de Angra dos Reis, está sempre presente.

ESPAÇO DO DESCOCO- Arte na Comunidade Bem para a Sociedade

1- APRESENTAÇÃO:
A Trupe do Descoco, por meio do projeto ESPAÇO DO DESCOCO- Arte na Comunidade Bem para a Sociedade, tem como principal finalidade congregar, fomentar, vivenciar e valorizar as diversas formas de manifestação artística, a fim de cultivar o belo em casa individuo envolvido no processo. O projeto buscar desenvolver oportunidades de acesso ás atividades artístico-culturais, despertando talentos e vocações, incentivando a  expressão individual e coletiva.
Ao ingressar no projeto, a criança ou jovem não precisa ter nenhum conhecimento artístico  anterior, não sendo necessário processo de seleção, apenas adequação ao número de vagas ofertadas, constituindo sua única exigência a frequência regular ás entidades de ensino.
Dentro do principio de igualdade de condições para crianças e adolescentes que vivem em lugares culturalmente carentes, o projeto ESPAÇO DO DESCOCO- Arte na Comunidade Bem para a Sociedade constitui relevante oportunidade para o convívio em sociedade utilizando a arte como multiplicador de educação e cultura.
2- OBJETIVOS:
Promover atividades sócios-culturais, possibilitando acesso ao aprendizado nas áreas de expressão corporal, circo, teatro e tv, promovendo assim a iniciação ás artes e complementando a educação formal, uma vez que tal aprendizado não integra o currículo padrão das escolas públicas.
Canalizar a atenção e energia dos envolvidos em atividades saudáveis, para o desenvolvimento da sociabilidade e autoestima, desta forma contribuindo para a diminuição de comportamentos agressivos, redução da violência, possibilitando retorno cultural coletivo e individual.
Utilizar a arte como agente multiplicador de educação e cultura, mediante a implantação de oficinas permanentes, que estimularão o público alvo a pensar, criar , agir e viver em sociedade, desenvolvendo o exercício de cidadania.
3-JUSTIFICATIVA:
O  ESPAÇO DO DESCOCO- Arte na Comunidade Bem para a Sociedade, atuará como agente pedagógico e de sustentação social, desenvolvendo suas atividades dentro do principio de teoria vinculada á prática, relativamente ao ensino, com atividades de formação e extensão profissional.
O projeto surgiu a partir da necessidade de ser oferecida abertura ao mundo cultural para a comunidade do Frade, como uma tentativa de minorar desajustes, conflitos sociais e carências de oportunidades.